sexta-feira, 29 de julho de 2011

JOGO RESTA 1

O objetivo é deixar uma única peça no tabuleiro, mas isso não é uma tarefa fácil. Boa sorte!
Para eliminar uma bolinha, você precisa "pular" sobre ela, como no jogo de Damas.
Um detalhe importante é que esta é a única forma de movimentar as peças no jogo.
existem 32 peças dispostas no tabuleiro, sendo que a posição central inicialmente está vazia.






domingo, 17 de julho de 2011

RESGATE DAS BRINCADEIRAS INFANTIS

A modernidade é muito boa, nos trouxe conhecimento e praticidade mas, a infância não pode se resumida a ambientes fechados, computadores e vídeo games. 
Onde ficam aquelas brincadeiras que estão  lá no baú das nossas memórias?E a socialização? A troca de afetos e os amigos das brincadeiras, que se tornam amigos para a vida inteira?E as brigas e birras que só duram até a próxima brincadeira?
Precisamos resgatar essa infância que para brincar, se divertir e fazer amigos precisava de tão pouco... apenas uma pedra mole e uma casca de banana amassada e já surgia a Amarelinha no chão, um pião de madeira e um cordão já bastava para a "galera" se unir em volta do mestre pião.
Uma bola, ahhh! Essa era o brinquedo mais querido e mais cobiçado de todos. Até hoje, ela tem o poder de agregar ricos e pobres, brancos e negros, velhos e jovens...
Vamos refletir sobre isto?











sexta-feira, 15 de julho de 2011

DADO PEDAGÓGICO

Este Dado Pedagógico é todo feito em feltro cada fase tem um animal, a letra que inicia o nome do animal em maíuscula e minúscula. 
A pessoa é quem escolhe os animais que quer no seu dado. Geralmente é de acordo com os animais que a criança se identifica. 
A criança pode ser estimulada a imitar o som e o animal que for sorteado quando jogar o dado, pode ajudar no processo de alfabetizção facilitando o aprendizado e reconhecimento das letras.
Dado pedagógico para contar história ou o que sua imaginação mandar!!!! 

MATERIAL: feltro e espuma ou algodão sintético
MEDIDA: 18X18cm
IDADE:  à partir de 2 anos de idade.






CALENDÁRIO DE ROTINAS

Eu desenvolvi esse calendário de rotinas à partir de uma encomenda que me chegou.  
Ele é excelente para educar a criança a cumprir suas tarefas no tempo certo. 
É um importante  recurso pedagógico para auxiliar pais e professores de maneira lúdica onde a criança é co-participadora da construção de sua rotina,  ela mesma  acompanha seu processo de educação.

A rotina  é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo da criança. Apóia-se na reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às situações do cotidiano.Uma rotina compreensível e claramente definida é, também, um fator de segurança. Serve para orientar as ações das crianças e dos pais e favorece a previsão de situações que possam vir a acontecer. 
As atividades de rotina são aquelas que devem ser realizadas diariamente, oportunizando as crianças o desenvolvimento e a manutenção de hábitos indispensáveis à preservação da saúde física e mental como, por exemplo, a organização, a higiene, o repouso, a alimentação correta, o tempo e os espaços adequados, as atitudes, as atividades do dia, etc.

MEDIDA: 70X90cm

CALENDÁRIO  TODO EM FELTRO








                  
                    CALENDÁRIO DE ROTINAS - 2

             COM NÚMERO DOS DIAS E MESES DO ANO
                                  medida: 70x90cm
NÚMERO DE PEÇAS: 1 calendário, 3 sacos de carinhas, 20 vermelhas, 20 amarelas e 31 verdes, 5 plaquinhas de rotinas, 1 suporte para pendurar na parede, 12 plaquinhas com os meses do ano e 31 quadradinhos com os números de 01 a 31 correspondente ao número dos dias do mês.


    Calendário personalizado com o nome da criança
 Calendário com dias do mês e os meses do ano  pressos por velcrom para você fazer as trocas




                                Carinhas removíveis
Todos as peças do calendário veêm nas embalagens. 


           CALENDÁRIO ROSA DAS BONECAS


                                                                 








FANTOCHES

As crianças quando brincam, estão não apenas se divertindo, mas estão desenvolvendo a sua capacidade de criação, de interação. O mundo do faz de conta, da imaginação é muito importante para que as crianças cresçam saudáveis.
IDADE: a partir de 3 anos
MATERIAL: fantoches confeccionados em feltro e tecido.
Esses fantoches são da história da "Margarida Friorenta". Umas das histórias mais bonitas que já li. 






CHAPEUZINHO VERMELHO










JOGO DA VELHA DA BAHIA

                      O QUE QUE A BAHIA TEM?
Desenvolvi essa temática do Jogo da  Velha para ensinar a criança de uma maneira lúdica os personagens  que fazem parte da cultura da Bahia.
Jogo Educativo desenvolve o raciocínio, a lógica e resgata as nossas tradições dos tempos das vovós no prazer de brincar .

De acordo com estudos e pesquisadores, o seu nome tem se originado na Inglaterra, que nos finais de tarde as mulheres se reuniam para bordar e colocar o papo em dia, enquanto as mulheres idosas por não mais terem condições de bordar devido à fraqueza na vista e nos movimentos, jogavam este simples jogo. É por este motivo que o jogo recebe o nome de jogo da ‘velha’, apesar de que há quem diga que sua origem tenha sido ainda mais antiga, pois fala-se que em tabuleiros escavados na rocha de tempos antigos do Egito, os quais teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos.

                                           COMO JOGAR:


1-O tabuleiro possui uma matriz de três linhas por três colunas;
2-Dois jogadores escolhem uma marcação, ou seja, um escolhe o círculo (O) e o outro o xis (X);
3-Se inicia o jogo através de par ou ímpar, e segue a seqüência alternada, ou seja, uma marcação por vez, em uma lacuna que esteja vazia.
4-O principal objetivo do jogo é fazer com que três xis ou três círculos fiquem em linha horizontal, diagonal ou vertical, simultaneamente, quando possível impedir que o adversário ganhe a próxima jogada.
5-Quando um jogador consegue conquistar o objetivo, tem-se o costume de riscar os três símbolos.



MEDIDAS DO TABULEIRO: 15X15cm
IDADE: à partir de 6 anos.
NÚMERO DE PEÇAS: 1 tabuleiro e 10peças- 5 baianinhas e 5 rasta.  




PARA TRABALHAR CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA EMBALAGENS DE GARRAFAS PET.  




OUTRAS TEMÁTICAS



Matrioskas e Borboletas


Matrioskas e Puccas, outras culturas



Jogo da Velha com Botões 






Jogo da Galinha Pintadinha 



Uma encomenda para São Paulo