Esse jogo é para facilitar o processo de construção do conhecimento.
Descrição do Jogo: Confeccionado em feltro e sobre um bicho que pode ser hipopotâmo, joaninha, elefante, caracol dentre outros, o objetivo desse jogo é ensinar ou reforçar o estudo do alfabeto de forma lúdica e divertida. Podem jogar até 4 pessoas. Pode ser usado nos anos inicias, é só ir modificando as regras.
Número de Peças: 1 dado de feltro, 1 tabuleiro, 4 piões, 3 cartelas.
COMO SE JOGA
-Pode-se jogar até 4 crianças;
-Cada criança escolhe um pião;
- Antes de começar o jogo o grupo escolhe qual das cartelas vai valer, se nomes de "sentimentos, palavras ou nome (de pessoas?, de cidades, de lugares etc);
- Quando ficar definido a cartela que o grupo escolheu joga-se o dado para ver qual a criança que vai começar;
- O jogador que tirar o numero maior no dado joga novamente para ver quantas casas vai andar;
- se o grupo escolheu a cartela de NOMES DE PESSOAS, por exemplo, e a criança que jogou o dado tirou 4, anda 4 casas e vai ter que falar um nome que comece com a letra D - Danilo, Daniel, Danusa etc;
- E assim sucessivamente;
- Ganha o jogo quem chegar primeiro no final do alfabeto;
- aquele que não souber responder o que se pede, volta o número de casas que tirou no dado quando jogou.